Curso Online

Curso de Operador de Produção - LECIONA.COM

Sobre o curso

Este é um curso produzido e oferecido pela LECIONA.COM (http://leciona.com)

Este curso é indicado para quem deseja entrar no ramo offshore na área de Operações de produção e processamento , técnicos de manutenção, supervisores e gerentes, bem como outros profissionais
que exigem uma ampla introdução às instalações de produção e processamento, incluindo a separação,
condicionamento e processos de óleo, gás e água produzida; incluindo as dificuldades operacionais comuns que podem surgir,bem como as táticas operacionais usadas para resolvê-los.
Certificação “Operador de Produção”.

O Operador de produção é uma carreira muito promissora em uma plataforma de petróleo. Ele é responsável pela operação na planta de processo ou na sala de controle.
Cuida dos processos que envolvam a produção, seus equipamentos e tecnologias, monitorando e operando a sala de controle de forma simultânea com outras operações dentro da unidade ou em outras unidades (plataforma, navio e rebocador), por meio dos painéis, dispositivos de desligamento de segurança e emergência, incêndio e sistemas de gás, identificando os equipamentos que necessitam de manutenções/intervenções/calibragem e recomendando otimização nos processos.

Tem amplo conhecimentos em operações subsea, sendo hábil em executar manobras relacionadas a árvore de natal, manifold submersível etc..

Monitora e mantém os gráficos dos parâmetros (pressão, nível, temperatura e vazão) dentro dos requisitos da operação, avaliando o histórico e autorizando a intervenção do equipamento da planta de produção, para o departamento de manutenção trabalhar com segurança, devidamente isolado e identificado.

É hábil em realizar o startup da planta, verificando se o alinhamento, os testes, parâmetros de nível, pressão e temperatura estão de acordo com os padrões da companhia.

Promove treinamento técnico, referentes as operações de rotina e emergência da sala de controle aos operadores mais juniores.

Demonstra habilidade em controlar as emergências, seguindo os procedimentos padrão previstos pela companhia.

Para se tornar um operador offshore é necessário formação Técnica completa ou Engenharia com CREA, inglês de forma escrita ou verbal. Fazer o curso de operador de produção.

Para acessar o curso o aluno deverá ir ao site http://leciona.com

Conteúdo Abordado

Módulo I: Geologia e Reservatório, Perfuração & Completação, Sistema de Elevação Artificial, Sistema Submarino de Produção, Equipamento e Processo Produção, Compressor.

Módulo II: Separador HP e Teste, Separador Eletrostático Coalescer, Sistema de Flare e Vent, Compressão de Gás, TEG (Tri – Ethylene Glicol), Fuel Gás - Sistema Gás Combustível, Exportação de Gás , PIG, Sistema de Resfriamento, Aquecimento e WHRU, SRU - Sistema de Remoção de Sulfato, Sistema de Água de Injeção, Tratamento de Água Produzida, Sistema de Drenagem (Close Drain & Open Drain), Armazenamento de óleo.

Módulo III: ANM, Sistema Hidráulico de Controle HPU, Instrumentação Básica, Sistema de Medição de Fluxo, Filosofia de Shutdown, Sistema Supervisório, Matrix Causa & Efeito.

Módulo IV: BSW, FISPQ, TOG, API, Permissão de Trabalho e Noções de Salvatagem.

Público-alvo

O Curso de Operador de Produção de Petróleo foi desenvolvido e ministrado pelo LECIONA.COM .Destina-se aos estudantes e profissionais de nível médio e superior egresso ou não de cursos técnicos ou engenharia que necessitem de uma qualificação profissional e buscam certificações, bem como engenharia aos profissionais de diversas áreas técnicas que necessitem de uma certificação ou de requalificação ou de uma adaptação de sua formação às novas exigências do mercado de trabalho na indústria do petróleo.

Pré-requisitos

Conhecimento médio de informática,internet.
OBS: Para acessar o curso acessar o site : LECIONA.COM

Conteúdo do Curso

  1. 1 - Apresentação do curso

Sobre o(a) professor(a)

LECIONA.COM