Curso Online

BOMBAS CENTRÍFUGAS API 610

Sobre o curso

- Capacitar o aluno, e dotá-los de conhecimentos técnicos para que o mesmo possa ter o entendimento sobre a identificação dos componentes de uma Bomba Centrífuga, bem como a função de cada um. Entendimento sobre o princípio de funcionamento, equação de Bernoulli, a lubrificação de uma bomba, entendimento sobre perda de Escorva, golpe de Aríete e Cavitação.
- Após a conclusão do curso o aluno estará apto para compreender o
principio de funcionamento de bombas centrifugas industriais API-610,
ajustam, lubrificam, testam e instalam equipamentos industriais.
Elaboram documentação técnica, inclusive registros de ocorrências.
Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos, de
segurança, qualidade e de preservação ambiental.
Classificação: 9111-10 - Mecânico de manutenção de bombas
Mecânico de manutenção de bombas centrífugas, Mecânico de
manutenção de bombas hidráulicas, Mecânico reparador de bombas
hidráulicas.

Conteúdo Abordado

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIDRÁULICA
SELEÇÃO E APLICAÇÕES
HIDRÁULICA DAS BOMBAS CENTRÍFUGAS
SISTEMAS DE VEDAÇÃO POR GAXETAS, COM ÊNFASE EM SÊLOS MECÂNICOS
SISTEMAS DE BOMBEAMENTO
SISTEMAS DE BOMBEAMENTO (a)
ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
FENÔMENO DA CAVITAÇÃO NPSHd e NPSHr

Público-alvo

Mecânicos de Manutenção, Operadores de máquinas, Operadores de Processo, Técnicos, e Supervisores, Estagiários
técnicos em Mecânica, Alunos de Engenharia Mecânica, Profissionais liberais.

Pré-requisitos

Estudantes e egressos dos cursos Técnicos e de Graduação, além dos profissionais da área de engenharia e profissionais com qualificação e experientes com conhecimentos técnicos da área.

Conteúdo do Curso

  1. 1 - Módulo 1 - PRINCÍPIOS BÁSICOS DE HIDRÁULICA
  2. 2 - Módulo 2 - SELEÇÃO E APLICAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
  3. 3 - Módulo 3 - HIDRÁULICA DAS BOMBAS CENTRÍFUGAS
  4. 4 - Módulo 4 - SISTEMA DE BOMBEAMENTO
  5. 5 - Módulo 5 - SISTEMAS DE BOBEAMENTO (a)
  6. 6 - Módulo 6 - ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
  7. 7 - Módulo 7 - FENÔMENO DA CAVITAÇÃO NPSHd e NPSHr

Sobre o(a) professor(a)

Prottecmancursos

Mecânico de Manutenção Industrial III (Cobafi)
Mecânico de Manutenção Especializado (Pólo Petroquímico)
Manutenção em Bombas, Torres, Placa de Desgaste, Torres de resfriamento, Permutador de calor, Caldeiras Vasos de Pressão, Válvula de Segurança, Fornos, Tanques de Armazenamento, Tubulações, Inspeção em Mancais de deslizamentos, Verificação de paralelismo de tubulações, Reator, Turbinas a Vapor, Teste Pneumático, Compressores (Alternativos, Centrífugos, Redutores de Velocidades, Motores Elétricos etc. Instrumentos de Medidas: Paquímetro, Micrometro, Defleximetro, Relógio Comparador, Torquímetro de Estalo e Hidráulico, Vibrometro, Tacômetro, Termômetro, Manômetro, Passometro, trena, Luxímetro, Radiômetro, DM4. Alinhadores de eixo a Laser, Clinômetro, Recebimento de Materiais e Equipamentos, etc.
Curso de capacitação para docente - SENAI-Ba.
Capacitação para professor tutor para Educação a Distância (EAD) SENAI-Ba.
Professor de Nível Técnico – SENAI - Cimatec – Ba (Coordenador Técnico)
Experiência profissional atuando como Mecânico de Manutenção em empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari- Ba
Atuei como coordenador técnico e professor para educação profissional no SENAI – CIMATEC
Atuei como docente na EEEMBA (Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia) e FBE – Escola Bahiana de Ciência e Tecnologia.
Atuar se necessário na área de Planejamento e Controle da Manutenção, coordenação e execução de inspeção, manutenção preventiva, corretiva e preditiva, prazo, custo e segurança, conforme normativas, visando garantir a disponibilidade, confiabilidade, continuidade operacional e o cumprimento das metas de produção.Executar atividades de coordenação de equipes, executar atividades técnicas de educação profissional (Treinamentos) e serviços técnicos e tecnológicos, com comprometimento, competência, segurança, qualidade e disciplina técnica em montagem e desmontagem de conjuntos mecânicos, algumas competência: Metrologia, Máquinas térmicas, Produção mecânica, Projetos de máquinas, Desenho mecânico, Equipamentos industriais dinâmicos (Bombas, compressores, turbinas a vapor, variadores, redutores, transportadores mecânicos, ventiladores, ramonadores etc.) e estáticos (Vasos de pressão, caldeiras, trocadores de calor, reatores, torres de resfriamento, chilers etc.), Ferramentas, Acessórios, Hidráulica e Pneumática, entre outros. Participei da formação de um curso específico Manutenção de Bombas Centrífugas BPO API - 610 para o treinamento da força de trabalho da PETROBRÁS.
Atuação como docente na área de Petróleo Gás e Energia, em Eletromecânica, sendo titular e responsável pelas carteiras de Exploração petrolífera, Perfuração e completação de poços, logística do Petróleo e Processos de Refino do Petróleo, além de ministrar as disciplinas inerentes a área de Mecânica de Manutenção Industrial.
Tenho experiência comprovada atuando como instrutor para cursos técnicos e de qualificação profissional, e atuando em consultoria em empresas químicas, petroquímicas e petrolíferas
Outras habilidades: Conteudista na Elaboração de apostilas conforme normas brasileiras, Elaboração de Itens (Quesitos para avaliações). Sou um profissional de educação, para qualificação e habilitação técnica, dedicado, competente e pautado na qualidade dos serviços prestados.
Ministro aulas para a área de Petróleo e Gás para as seguintes disciplinas:
Perfuração e Completação de Poços; Exploração Petrolífera; Logística do Petróleo; Processos de Refino.
Ministro aulas para diversas disciplinas da área de Manutenção Mecânica Industrial, inclusive Bombas Centrífugas BPO API 610, Lubrificação Industrial, Manutenção de Máquinas e Equipamentos, Selos Mecânicos, entre outras competências.




Prêmio de reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados e preocupação com a segurança de todos os colaboradores. Fui condecorado com o título de Operário Padrão de Segurança e Atendimento em primeiros Socorros – (Cobafi).